sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Semeador

Lendo, ainda em Mateus o capítulo 13:1-23, Jesus conta a parábola do semeador, explica o porque de usar parábolas.
A parábola, contada por Jesus diz que um semeador. Enquanto semeava, algumas sementes cairam ao longo do caminho e as aves comeram. Outra parte caiu em pedregulhos, logo nasceu, mas como a terra não era profunda logo veio o sol e queimou e secou as plantas pois não tinham raízes. Outra parte ainda, caiu nos espinhos e estes sufocou a semente. E a outra parte caiu em terra boa, deu frutos, de 60 a 100.
Entendendo e meditando na palavra, entendo que o semeador é Jesus Cristo, as sementes são a palavra de Deus e o solo em que caía, cada pessoa e seu coração. Ou seja, Jesus semeia a palavra para todas as pessoas, mas cada uma recebe e a desenvolve de um jeito.
Se a palavra cai em um solo que não está nem ligando para, vem as aves e comem, ou seja, é esquecida, mesmo pregada 'entra por um ouvido e sai pelo outro'.
Se cai em pedregulhos que eu entendo por um coração triste, ela nasce, mas se a pessoa não se aprofundar na palavra, na criar raízes ter um relacionamento com Deus fica só na superficialidade e a palavra então, é anulada e ela morre, pois quando o sol bate, que eu entendo pelas lutas, a pessoa logo desiste e esquece a semente até que ela morra.
Outra ainda caiu no meio de espinhos, esses espinhos eu entendo que seja o mundo, e na pessoa o mundo é mais forte que a palavra. O mundo então, que deveria ter sido tirado da pessoa, acaba sufocando a palavra que nasceu na pessoa, e assim, a palavra é morta na pessoa.
Então, temos o caso do solo que é bom, ou seja, uma pessoa que recebe a palavra e que a semeia e que a faz crescer dentro de si e que pratica, produzindo o fruto, ou seja o amor, evangelizando.
Temos de ser pessoas igual ao solo bom, que recebe a palavra, semeia, produz frutos, cresce na fé, evangeliza. Não podemos ler a palavra e não deixar que ela se enraize em nós, que ela cresça no nosso coração, temos que cada vez mais sermos praticantes dela, ou seja, não só receber a semente do Pai, temos de ser solo bom e deixar a palavra agir sobre nós, nos modificando para que podemos dar frutos e assim, ser realmente o solo que Deus espera de nós.
Então, quando ler a palavra de Deus, quando Deus derramar sua semente em você, faça com que ela cresça, deixe o mundo de lado, aprofunde-se no seu relacionamento com Deus, e assim, você poderá realmente ser o solo bom que recebe a Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário